segunda-feira, 27 de agosto de 2012

JÓ – O LIVRO MAIS ANTIGO DA BÍBLIA – ESTUDO




Vamos esclarecer, aqui, essa “curiosidade” sobre o Livro de Jó.
Pessoas, sites de busca, bíblias e alguns livros, ao falarem sobre o Livro de Jó, afirmam: “O Livro de Jó é o mais antigo da Bíblia”. Uma pessoa fala, comenta e as outras vão atrás, repetindo como papagaios sem a menor preocupação de pesquisar para fundamentarem o que estão dizendo.
Pois bem, depois de intensa leitura e pesquisa, vou citar aqui os acontecimentos e/ou motivos que nos levam a dizer que o Livro de Jó é mais antigo que o Livro de Gênesis, ou seja, os fatos descritos por Deus, ali em Jó, aconteceram muitos milhares de anos antes dos fatos narrados em Gênesis.
O vers. 1, do cap. 1, de Gênesis fala sobre o princípio de tudo (a criação a partir do nada). “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (daquela maneira que o próprio Deus descreve a Jó). Isso quer dizer que em Gênesis 1:2 é descrita não a criação, mas a recriação da terra.
A posição do Livro de Jó, depois do Livro de Ester, se dá apenas para seguir o estilo de escrita. É como se resolvêssemos separar várias fitas de tecidos diferentes. Então, colocamos as fitas de seda, depois as de cetim, mais à frente as de algodão, e assim por diante – independentemente da cor, tamanho, ou época em que foram compradas. A Bíblia segue esses parâmetros: Primeiro, os cinco livros da Lei ou Pentateuco (De Gênesis a Deuteronômio); depois, os doze livros que narram a trajetória dos judeus – conquista da terra prometida, cativeiro na Babilônia e retorno à terra dada por Deus (De Josué a Ester); mais à frente, os cinco livros de sabedoria (De Jó a Cântico dos Cânticos), e assim por diante. Os livros não seguem uma cronologia, tanto assim que o Livro de Jó não é continuação do Livro de Ester.
Evidências nos permitem analisar e afirmar que Jó viveu no tempo dos patriarcas: o estilo da escrita; o modo de como se agia em relação aos sacrifícios a Deus; o tempo de vida de Jó, entre outros fatores.
Em relação aos sacrifícios – No tempo de Arão, Moisés e dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, os sacrifícios oferecidos a Deus eram apresentados pelos próprios chefes de família e em locais diversos, como o altar edificado por Noé, logo após o dilúvio, onde ofereceu holocaustos que agradaram a Deus (Gênesis 8:20-21); os altares edificados por Abrão (Gênesis 12:7-8); a coluna de pedra erguida por Jacó, em que derramou libação e azeite (Gênesis 35:14); etc. Jó também oferecia, ele próprio, sacrifícios a Deus (Jó 1:5; 42:8). Diferentemente de quando o povo de Israel alcançou a terra prometida: os sacrifícios só podiam ser oferecidos por sacerdotes israelitas e em local determinado por Deus.
Em relação ao tempo de vida – O Livro de Jó nos dá conta de que ele era um homem casado, pai de dez filhos, possuidor de muitas terras, muitos servos, ovelhas, gados, bois. Seus filhos, segundo podemos observar, eram adultos, ou seja, Jó era um homem de muita idade, talvez mais de 400 anos. Depois de sua provação e intenso sofrimento, Jó viveu ainda mais 140 anos, teve mais dez filhos e ainda viu seus netos e bisnetos (Jó 42:16-17). Jó pode ter vivido mais de 600 anos. E sendo assim, podemos deduzir que ele viveu na época de Adão, o qual morreu aos 930 anos; de Sete, que morreu aos 912 anos; de Lameque, filho de Matusalém (777 anos); de Noé (950 anos). Jó pode ter sido um dos homens que a Bíblia trata em Gênesis, capítulo 6, final do versículo 4: “estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.” (Almeida Corrigida e Revisada); “Eles foram os heróis do passado, homens famosos.” (Nova Versão Internacional); “Os Nefilins eram os valentes que houve na antiguidade, varões de renome.” (Sociedade Bíblica Britânica). Ou seja, Jó viveu antes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.
O personagem Jó poderia ter sido citado no livro de Crônicas, mas foi citado em separado para evidenciar sua vida, sua vivência com Deus, seu sofrimento, sua confiança no Criador.
Crônicas, na verdade, nos dá outra prova de que os livros não seguem uma cronologia. Em Crônicas, são citados os personagens que viveram 500, 600, 930, 969 anos. Porém, em Gênesis, primeiro livro da Bíblia (não primeiro livro escrito), no capítulo 6, versículo 3, temos:
“Então disse o Senhor: ‘Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos.’” (Gênesis 6:3 – Destaquei)

Jó viveu naquele tempo ali, em que viveram Adão, Lameque, Noé, etc., antes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.
Abraão viveu 175 anos; Isaque  morreu aos 180; José morreu com 110 anos; Moisés, 120, etc. 

35 comentários:

  1. Eu sabia que Jó era um cara velho, mas nunca tinha parado pra pensar que ele poderia ser um pré-diluviano... Gostei do post..
    Shalon. Honra ao Cordeiro!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vimos aqui, Jó era até mesmo um pré-genesiano. =)

      Conhecimento valioso este. Tomara que o estudo tenha sido realmente sério, porque vou levar este texto muito em consideração para o início do meu estudo bíblico.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Sim, levando em conta que Gênesis é muito reduzido, apenas uma síntese do que aconteceu. No capítulo 1 de Gênesis é assim: do versículo 1 ao versículo 2, passaram-se milhões de anos.

      Excluir
  2. Agradeço o seu comentário, meu irmão, que o Senhor continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Excelente cometário. Simples na copreensão e profundo na consistencia . Parabens, aprendi muito !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Venilson, leia também "A Marca de Caim" e "E por Falar em Maldição" esses estudos estão sendo ministrados na França, Itália e, por incrível que pareça, na Argélia, onde 98% dos habitantes são muçulmanos. (São e-mails que eu recebo)
      Abraços em Cristo!

      Excluir
  4. Obrigada pelo comentário no Blog da Nilmíssima.
    Deus te abençoe mais e mais.
    Nilmíssima

    ResponderExcluir
  5. sendo que Deus restituiu em dobro tudo que Jó tinha, ele viveu + 140 anos, sendo assim 70+70= 140 , ele tinha 70 anos então não 400 anos, isso não tem fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Magno se for assim os números dos filhos seriam 20 e não 10...

      Ele perdeu 10 filhos...

      Excluir
    2. Além disso amigos o próprio texto diz que Ele viveu mais de 200 anos...
      *Depois disso*, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos.
      Jó 42:16 NTLH
      http://bible.com/211/job.42.16.NTLH
      Note


      Preste atenção no: Depois disso, algumas versões dizem depois destas coisas... Além disso Eliú no capítulo 32 verso 6 chama eles de idosos. Lembrando que as escrituras interpretam as escrituras... Abraço fraterno

      Excluir
    3. Sim, Eneas Lima, sua interpretação está correta! Obrigada!
      Leia também "A Marca de Caim" e "E por Falar em Maldição"
      Em breve, o estudo sobre "Filhos de Deus x Filhos dos Homens". Siga o meu Blog e ele te avisará quando o artigo for publicado. Deus o abençoe!

      Excluir
    4. Eu vejo em jo 38 quando Deus disse ajo a onde ele estava quando eu criava a terra isto pra mim mostra em Genesis 1,2 que jo não tinha resposta porque ainda não era nascido

      Excluir
  6. Respostas
    1. Josafa. Leia novamente, porém, peça a orientação do Espírito Santo. Leia com oa alma desarmada e você entenderá.
      Que o Senhor continue abençoando a sua vida.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada. Leia também "A Marca de Caim" e "E por Falar em Maldição"
      Que o Senhor continue abençoando a sua vida.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Amém! Não deixe de ler os artigos sobre "A Marca de Caim" e "E por Falar em Maldição"
      Aguarde, para breve o estudo "Filhos de Deus x Filhos dos Homens" Siga o Blog que ele te informará.

      Excluir
  9. Agradeço aos irmão por me honrarem com a leitura deste estudo. Aos que têm dúvidas, podem ter certeza de que este é um estudo sério e consistente. E é o único estudo que revela o que muitos repetem sem saber o que dizem: "Jó é o livro mais antigo da Bíblia" Aproveito a oportunidade para convidá-los a ler os artigos: "A Marca de Caim" e "E por Falar em Maldição". Todos inspirados pelo Espírito Santo.
    Convido-os, ainda, a baixarem GRATUITAMENTE na amazon.com.br o livro "Voar como a Águia" que tem restaurado muitas vidas.
    Deus seja sempre entre nós. Nilma Lima

    ResponderExcluir
  10. Então Jó morreu antes do dilúvio? Porque a Bíblia diz que na arca de Noé só entraram 8 pessoas e Jó não foi um deles, me refiro a uns dos comentários que lí acima que diz que Jó foi pois dilúvio.

    ResponderExcluir
  11. creio eu que o livo mais antigo na biblia è o geneses.porque caso pensao contrario,teriam que afirmar que a biblia esta totalmenti em desordem cronologica.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Comentário excelente , levarei pra minha vida como um grande e influente aprendizado.

    ResponderExcluir
  13. Realmente o livro de jó é mas antigo. Do antigo testamento

    ResponderExcluir
  14. Realmente o livro de jó é mas antigo. Do antigo testamento

    ResponderExcluir
  15. Realmente o livro de jó é mas antigo. Do antigo testamento

    ResponderExcluir
  16. Gostei da forma que foi detalhado foi muito amplo que DEUS abençoe

    ResponderExcluir
  17. Então Adão já estava vivo na época de Jó? Então Adão e Eva foram os primeiros humanos criados, que viraram um povo (Jó estava entre eles) e os dois caíram no mundo e aquela civilização meio que deixou de existir? Não entendi direito qual seria a ordem dos fatos. Se puder ajudar agradeço. (Não fazia ideia disso, achei legal saber isso, tem tanta coisa que a gente lê que tem conexão com outras partes de outras histórias que a gente nem se dá conta)

    ResponderExcluir
  18. Jó não poderia ter vivido antes do dilúvio por um detalhe que o próprio livro de Jó esclarece, vieram os Caldeus e tomaram o seu rebanho. Os Caldeus são os babilônios e não existiam antes do diluvio.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Gostei muito Deus e contigo 👋👋👋👋👋👋👋

    ResponderExcluir
  20. Se nós formos analisar, o livro de JO,era um povo já existente antes de Adão,.
    Primeiro:satanás tinha acesso ao céu!
    Como ele tinha acesso ,se já tinha sido expulso de lá,?
    Segundo:JO num momento de angústia, pede pra Deus, q faça um homem limpo e o separe .
    3:o espírito de Deus pairava sobre as águas!
    Aguas(São povos)e a terra era sem forma é vazia=o homem era vazio por dentro,sem AMOR.
    Por isso Deus criou Adão, e o separou, e fez uma esposa auxiliadora, feita de um pedaço do homem,pra não mais se separarem.😇🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo se encaixa , apenas o motivo que Deus falou que adão é o pai da humanidade e através de um homem entrou o pecado..

      Excluir
    2. Em Zacarias Satanás também tem acesso...

      Excluir
  21. Se Jó fosse pré-diluviano, seu livro não relataria escassez de chuvas ou catástrofes causadas pela mesma, isso é relatado no diálogo com seus amigos e o próprio Deus fala sobre chuvas no final do livro. A primeira vez que se lê sobre longos períodos de seca se não me engano foi nos dias de Abraão, já chuva, só nos dias de Noé.

    ResponderExcluir